TRATAMENTO PARA MACONHA: ENTENDA O QUE É E O QUE CAUSA
Oferecemos para você, o melhor tratamento para maconha.
Com profissionais qualificados para isso, e foco em restabelecer a saúde mental dos pacientes, o Grupo Águias da Vida propõe o melhor para aqueles que o escolhem.
Para iniciar os cuidados,é recomendado que se saiba um pouco mais do assunto para melhor tratar e abordar o problema em questão, prezando sempre o bem do dependente químico, então trouxemos aqui uma breve explicação sobre a substância:
O que é maconha?
A maconha é uma espécie de planta amplamente - do gênero Cannabis utilizada em todo o mundo, tanto para uso medicinal como para uso recreativo.
Entretanto, há três espécies diferentes de maconha, mas a que se popularizou pelos efeitos entorpecentes mais fortes foi a sativa.
Essa droga ilícita é considerada a droga mais utilizada em todo planeta. Comparada com outras drogas, ela perde em consumo apenas para o álcool e para o cigarro.
Como surgiu?
A maconha é uma planta não natural do Brasil. Foi trazida para cá pelos escravos negros, daí a sua denominação de fumo-de-Angola. O seu uso espalhou-se rapidamente entre os negros escravos e nossos índios, que passaram a cultivá-la.
Séculos mais tarde, com a popularização da planta entre intelectuais franceses e médicos ingleses do exército imperial na Índia, ela passou a ser considerada em nosso meio um excelente medicamento.
O reconhecimento negativo da maconha no Brasil iniciou-se na década de 1920 e, na II Conferência Internacional do Ópio, em 1924, em Genebra, o delegado brasileiro Dr. Pernambuco afirmou para as delegações de 45 outros países: "a maconha é mais perigosa que o ópio".
Apesar das tentativas anteriores, a perseguição policial aos usuários de maconha somente se fez constante e enérgica a partir da década de 1930, possivelmente como resultante da decisão da II Conferência Internacional do Ópio.
No presente, um projeto de lei foi aprovado no Congresso Nacional propondo a transformação da pena de reclusão por uso/posse de drogas (inclusive maconha) em medidas administrativas.
Como é consumida?
A maconha pode ser fumada como um cigarro (baseado), mas também pode ser fumada em cachimbo ou com uma tubulação que possui um reservatório para colocar água conhecido como bong.
Também pode ser misturada com alimentos e ingerida ou preparada como chá. Às vezes, os usuários abrem cigarros e tiram o fumo, misturando-o com maconha.
Algumas vezes outras drogas mais potentes são adicionadas aos becks e baseados, como o crack ou PCP (fenciclidina, um alucinógeno poderoso - pó de anjo).
Efeitos da droga no organismo
A maconha, muitas vezes, não é tratada com tanta preocupação como outras drogas, e isso se deve ao fato de os efeitos causados por essa droga serem mais sutis que as demais.
Entretanto, estudos têm sido realizados para avaliar mais profundamente esses efeitos, e os resultados mostram que, assim como outras drogas, a maconha causa diversos prejuízos, principalmente relacionados à saúde mental.
Quando uma pessoa inala a fumaça de um baseado ou cachimbo, normalmente sente seus efeitos em alguns minutos.
Os tais causados pela maconha estão relacionados à quantidade consumida, qualidade do produto, tolerância do indivíduo, contexto do consumo, associação a outras substâncias, entre outros.
As substâncias causadoras desses efeitos são conhecidas como canabinóides, e os efeitos podem ser classificados como de curto e longo prazo:
Efeitos a curto prazo:
Perda da noção de tempo e espaço; alterações sensitivas, como na audição, alucinações; interferência na memória de curto prazo; letargia; taquicardia; entre outros.
Esses efeitos de curto prazo desaparecem aos poucos, normalmente em duas ou três horas, mas podem permanecer mais tempo, dependendo da quantidade consumida pelo usuário, da potência do THC (tetrahidrocanabinol - principal substância psicoativa encontrada nas plantas do gênero Cannabis) e da presença de outras drogas introduzidas na mistura.
Efeitos a longo prazo:
Podem ser cognitivos, levando o indivíduo a apresentar um baixo aproveitamento escolar, o que o leva muitas vezes a abandonar os estudos; problemas no desenvolvimento fetal, caso haja o consumo durante a gestação; alterações no sistema cardiovascular e respiratório, entre outros.
A pessoa fica mais suscetível e fragilizada por possíveis gatilhos e opiniões, pois a fica pouco reflexiva sobre o externo.
Há também um hiperfoco em certas coisas, porém em relação ao ambiente há uma perda grave de atenção com o que acontece ao seu redor.
Sintomas
Os sintomas podem variar de acordo com a frequência do uso e do estado de saúde do dependente quimico.
Como o usuário típico inala mais fumaça e a segura por mais tempo do que o faria com um cigarro, um baseado causa um impacto severo nos seus pulmões.
Além do desconforto acompanhado de dores de garganta e bronquite, foi descoberto que usar um baseado expõe o usuário a elementos químicos cancerígenos equivalentes a 5 cigarros. Os sinais mais evidentes, que traz a necessidade de tratamento para maconha são:
- ansiedade;
- rápida perda de peso;
- crises de pânico e agressividade sem motivo aparente;
- fadiga e insônia;
- esquizofrenia;
- tendência ao isolamento social;
- crises de pânico e agressividade sem motivo aparente
- redução da fertilidade masculina.
Além disso, a maconha afeta o interesse em atividades importantes, eleva o risco de câncer no pulmão e reduz a fertilidade masculina.
O que esperar do tratamento para maconha?
O tratamento para maconha envolve uma grande diversidade de terapias, cada uma age sobre algum tipo de deficiência da vida do dependente químico, que são deficiências biopsicossociais.
É em sua maior parte terapias, como a entrevista motivacional, terapia cognitiva comportamental e manejo de contingências baseando-se na filosofia de Narcóticos Anônimos conhecido também como Programa dos 12 Passos (onde é explorado um ciclo de doze etapas para cumprir e se ver longe da droga).
O plano de tratamento de drogas para dependentes de maconha que nós oferecemos, foi elaborado visando o que há de mais moderno na reabilitação de drogas, acompanhando as pesquisas científicas mundiais que mostram a eficácia das técnicas.
Desta maneira, a reabilitação do paciente é voltada para o âmbito biológico, psicológico e social, esta tríade de tratamento permite ao paciente entender os aspectos da dependência de drogas e todos os processos que o leva ao abuso da substância.
Desta maneira a reinserção à sociedade torna-se mais segura e consequentemente diminui o risco de recaída.
Conheça mais o GRUPO ÁGUIAS DA VIDA
Formado por uma equipe de multiprofissionais composta por psiquiatras, psicólogos, equipes de enfermagem e terapeutas, o Grupo Águias da Vida é uma clínica para dependentes químicos particular estruturada e dedicada a cuidar e restaurar a vida de pessoas e famílias que sofrem com dependência química, capacitados para receber todos os tipos de pacientes.
Possuímos tratamento para alcoolismo, cocaína, crack, maconha, heroína, lança perfume, LSD, rebite ou bolinha, anfetamina.
Para mais informações, entre em contato com o Grupo Águias da Vida pelos telefones (11) 3564-1013, WhatsApp (11) 3564-1013 ou e-mail [email protected] , estamos prontos para te atender.
Outros assuntos relacionados a Tratamento para Maconha
Regiões onde a Aguias da vida atende através do(s) telefone(s): (11) 3564-1013 / (11) 3564-1013
- Bela Vista
- Bixiga
- Cerqueira Cesar
- Morro Dos Ingleses
- ParaÍso
- Bom Retiro
- Luz
- Ponte Grande
- Ponte Pequena
- Brás
- Roosevelt (Cbtu)
- Cambuci
- Vila Deodoro
- Morro da Pólvora
- Várzea do Glicério
- Vila Buarque
- Cerqueira Cesar
- Consolação
- Higienópolis
- Pacaembu
- Aclimação
- Morro da Aclimação
- Bairro do Glicério
- Liberdade
- Paraíso
- Várzea do Glicério
- Canindé
- Pari
- Anhangabaú
- Vila Buarque
- República
- Santa Efigênia
- Barra Funda
- Campos Elíseos
- Luz
- Santa Cecília
- Várzea da Barra Funda
- Anhangabaú
- Parque Dom Pedro 1º
- Mercado
- Sé
- Brasilândia
- Cachoeirinha
- Casa Verde
- Imirim
- Jaçanã
- Jardim São Paulo
- Lauzane Paulista
- Mandaqui
- Santana
- Tremembé
- Tucuruvi
- Vila Guilherme
- Vila Gustavo
- Vila Maria
- Vila Medeiros
- Água Branca
- Bairro do Limão
- Barra Funda
- Alto da Lapa
- Alto de Pinheiros
- Butantã
- Freguesia do Ó
- Jaguaré
- Jaraguá
- Jardim Bonfiglioli
- Lapa
- Pacaembú
- Perdizes
- Perús
- Pinheiros
- Pirituba
- Raposo Tavares
- Rio Pequeno
- São Domingos
- Sumaré
- Vila Leopoldina
- Vila Sonia
- Aeroporto
- Água Funda
- Brooklin
- Campo Belo
- Campo Grande
- Campo Limpo
- Capão Redondo
- Cidade Ademar
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Grajaú
- Ibirapuera
- Interlagos
- Ipiranga
- Itaim Bibi
- Jabaquara
- Jardim Ângela
- Jardim América
- Jardim Europa
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim São Luiz
- Jardins
- Jockey Club
- M'Boi Mirim
- Moema
- Morumbi
- Parelheiros
- Pedreira
- Sacomã
- Santo Amaro
- Saúde
- Socorro
- Vila Andrade
- Vila Mariana
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente
- São Caetano do sul
- São Bernardo do Campo
- Santo André
- Diadema
- Guarulhos
- Ribeirão Pires
- Mauá
- Itapecerica da Serra
- Osasco
- Barueri
- Jandira
- Cotia
- Santana de Parnaíba
- Caierias
- Franco da Rocha
- Taboão da Serra
- Arujá
- Alphaville